Powered By Blogger

terça-feira, 24 de março de 2020

Efeitos da desaceleração econômica resultante do COVID-19 não substituem urgência da Ação Climática

World Meteorological Organization (WMO)*
Os esforços para controlar a pandemia de Coronavírus reduziram a atividade econômica e levaram a melhorias localizadas na qualidade do ar . Mas é muito cedo para avaliar as implicações para as concentrações de gases de efeito estufa responsáveis ​​pelas mudanças climáticas de longo prazo. Até agora, os níveis de dióxido de carbono nas principais estações de observação foram mais altos que no ano passado.
Quaisquer cortes nas emissões como resultado da crise econômica desencadeada pelo COVID19 não substituem a Ação Climática concertada, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
“Apesar das reduções locais na poluição e da melhoria da qualidade do ar, seria irresponsável subestimar os enormes desafios globais de saúde e a perda de vidas como resultado da pandemia do COVID19”, disse o secretário-geral da OMM Petteri Taalas. “No entanto, agora é a hora de considerar como usar pacotes de estímulo econômico para apoiar uma mudança de longo prazo para práticas comerciais e pessoais mais amigáveis ​​ao meio ambiente e ao clima”.
“A experiência passada sugere que o declínio das emissões durante as crises econômicas é seguido por um rápido aumento. Precisamos mudar essa trajetória ”, afirmou.
“O mundo precisa demonstrar a mesma unidade e compromisso com a ação climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa que contenham a pandemia de Coronavírus”, disse ele. “A falha na mitigação das mudanças climáticas pode levar a maior vida humana e perdas econômicas durante as próximas décadas”, disse ele.
concentração de CO2 na atmosferaDe acordo com Uma análise realizada pela Carbon Brief, o bloqueio e a redução da atividade econômica na China levaram a uma redução estimada de 25% nas emissões de CO 2 em quatro semanas .
O Global Atmosphere Watch da WMO coordena observações globais de alta qualidade a longo prazo de concentrações de gases de efeito estufa. As emissões representam o que entra na atmosfera. As concentrações representam o que resta na atmosfera após o complexo sistema de interações entre a atmosfera, biosfera, litosfera, criosfera e oceanos.
O dióxido de carbono permanece na atmosfera e nos oceanos por séculos. Isso significa que o mundo está comprometido com a mudança climática continuada, independentemente de qualquer queda temporária nas emissões devido à epidemia de Coronavírus.
A média mensal de fevereiro de CO 2 atmosférico no observatório Mauna Loa no Havaí foi de 414,11 partes por milhão, em comparação com 411,75 ppm em fevereiro de 2019, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Mauna Loa é a estação de observação contínua mais longa do mundo e uma estação de referência da Global Atmosphere Watch Network. Em outra estação de referência, Cape Grim, na Tasmânia, os níveis médios de CO 2 foram de 408,3 ppm em fevereiro, acima dos 405,66 ppm de fevereiro de 2019, de acordo com a CSIRO .
Cerca de um quarto do total de emissões é absorvido pelos oceanos. Outro quarto é absorvido pela biosfera terrestre – incluindo florestas e vegetação que atuam como “sumidouros” de carbono. Naturalmente, a biosfera terrestre absorve uma quantidade semelhante de CO 2 do que libera ao longo do ano em um ciclo sazonal. Portanto, os níveis médios globais de CO 2 geralmente aumentam até abril / maio.
Esse efeito natural é muito maior em magnitude do que as reduções de emissões relacionadas à recente desaceleração econômica. Portanto, é muito cedo para tirar conclusões firmes sobre o significado dessa desaceleração econômica nas concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa. Após a crise financeira global de 2008-2009, seguiu-se um forte crescimento de emissões nas economias emergentes, um retorno ao crescimento de emissões nas economias desenvolvidas e um aumento na intensidade de combustíveis fósseis da economia mundial, de acordo com um estudo da Nature Climate Change .
Em 2018, as frações molares de gases de efeito estufa atingiram novos picos, com as frações molares médias globais de dióxido de carbono (CO 2 ) em 407,8 ± 0,1 partes por milhão (ppm), metano (CH 4 ) em 1869 ± 2 partes por bilhão (ppb) e óxido nitroso (N 2 O), 331,1 ± 0,1 ppb. Dados preliminares indicam que as concentrações de gases de efeito estufa continuaram a aumentar em 2019.
Qualidade do ar
Observações mostraram que os níveis de dióxido de nitrogênio (NO 2 ) são significativamente reduzidos durante o bloqueio na China e na Itália . Na Itália, uma tendência gradual de redução de cerca de 10% por semana nas últimas quatro a cinco semanas foi confirmada por observações de superfície do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus da UE.
O dióxido de nitrogênio, um poluente gasoso do ar formado quando os combustíveis fósseis são queimados em altas temperaturas, é prejudicial à saúde humana e precursor do ozônio próximo à superfície, o que tem efeitos adversos na saúde humana, nos ecossistemas e também é um indicador de curta duração do clima. O NO 2 permanece na atmosfera geralmente menos de um dia antes de ser depositado ou reagir com outros gases na atmosfera. Portanto, os efeitos das reduções de emissões são visíveis logo após a ocorrência.
As medições de ozônio de superfície na estação Global Atmosphere Watch de Monte Cimone , que domina o Vale do Po no norte da Itália, mostram uma queda em março de 2020, segundo dados brutos. É muito cedo para tirar conclusões firmes sobre o significado disso para as concentrações de gases de efeito estufa, de acordo com o Consiglio Nazionale delle Recerche, da Itália. e o Instituto de Ciências Atmosféricas e Climáticas.
A concentração de material particulado também é reduzida . O PM 2.5 é um dos poluentes atmosféricos mais importantes em termos de impactos na saúde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.
* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/03/2020
Efeitos da desaceleração econômica resultante do COVID-19 não substituem urgência da Ação Climática, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/03/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/03/24/efeitos-da-desaceleracao-economica-resultante-do-covid-19-nao-substitui-urgencia-da-acao-climatica/.


Nenhum comentário: