Powered By Blogger

sábado, 14 de dezembro de 2019

Estudo confirma que os modelos climáticos acertaram nas mudanças de temperatura projetadas

Por Ben Geman*, Axios
Os modelos que os cientistas climáticos usaram nas últimas décadas para projetar mudanças de temperatura geralmente têm sido muito precisos, conclui um novo estudo revisado por pares .
Por que é importante: serve para refutar os oponentes conservadores de propostas que visam reduzir as emissões, que há muito argumentam que os modelos não acertaram como parte de ataques mais amplos à ciência climática.
O que eles descobriram: O estudo da Geophysical Research Letters revisou o desempenho de 17 modelos publicados entre 1970 e 2007.
  • “Não encontramos evidências de que os modelos climáticos avaliados neste artigo tenham superestimado sistematicamente ou subestimado o aquecimento durante o período de projeção”, afirma o documento.
  • “Em geral, as projeções de modelos climáticos anteriores avaliadas nesta análise foram hábeis em prever o subsequente aquecimento [temperatura média da superfície global] nos anos após a publicação”.
  • Alguns, no entanto, mostraram muito e outros muito pouco.
O quadro geral: os modelos climáticos analisam a relação física entre as emissões de gases de efeito estufa e a temperatura, além de outros fatores, incluindo variáveis ​​de emissões influenciadas pelo homem, como crescimento econômico e mudança tecnológica.
  • Como Vox coloca , trata-se de “prever física versus prever humanos”.
  • Se você simplesmente observar o quão bem os modelos previram mudanças de temperatura que ocorreram mais tarde, 10 de 17 foram essencialmente precisos – “praticamente indistinguíveis das observações”, como observa esta história do Washington Post .
  • Mas se você observar o desempenho dos modelos na avaliação da relação entre a alteração das concentrações e da temperatura da estufa, eles se saíram ainda melhor.
  • 14 dos 17 eram “consistentes com as observações”, observa o artigo e “estatisticamente indistinguíveis do que realmente ocorreu”, escreve o co-autor Gavin Schmidt em um post no blog .

Indicadores Climáticos
Indicadores Climáticos

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/12/2019
Estudo confirma que os modelos climáticos acertaram nas mudanças de temperatura projetadas, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/12/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/12/13/estudo-confirma-que-os-modelos-climaticos-acertaram-nas-mudancas-de-temperatura-projetadas/.

Nenhum comentário: