Powered By Blogger

sábado, 21 de dezembro de 2019

Amazônia: As florestas secundárias estão cada vez mais fragmentadas e isoladas das florestas primárias restantes

O crescimento da floresta secundária na Amazônia é muito mais lento do que se pensava

floresta secundária na Amazônia
© Marizilda Cruppe / Rede Amazônia Sustentável
Lancaster University*
O novo crescimento das florestas amazônicas após o desmatamento pode acontecer muito mais lentamente do que se pensava anteriormente, mostra um novo estudo.
As descobertas podem ter impactos significativos nas previsões de mudanças climáticas, já que a capacidade das florestas secundárias de absorver carbono da atmosfera pode ter sido superestimada.
O estudo, que monitorou o crescimento da floresta ao longo de duas décadas, mostra que as mudanças climáticas e a perda maior de florestas podem estar prejudicando o crescimento da Amazônia.
Ao retirar grandes quantidades de carbono da atmosfera, as florestas que cresceram após o desmatamento – comumente chamadas florestas secundárias – foram consideradas uma ferramenta importante no combate às mudanças climáticas causadas pelo homem.
No entanto, o estudo de um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos mostra que, mesmo após 60 anos de rebrota, as florestas secundárias estudadas retinham apenas 40% do carbono em florestas que não haviam sido perturbadas por seres humanos. Se as tendências atuais continuarem, levará mais de um século para que as florestas se recuperem completamente, o que significa que sua capacidade de ajudar a combater as mudanças climáticas pode ter sido superestimada.
O estudo, publicado na revista Ecology , também mostra que as florestas secundárias retiram menos carbono da atmosfera durante as secas. No entanto, as mudanças climáticas estão aumentando o número de anos de seca na Amazônia.
O primeiro autor Fernando Elias, da Universidade Federal do Pará, explicou: “A região que estudamos na Amazônia registrou um aumento na temperatura de 0,1 C por década e o crescimento das árvores foi menor durante os períodos de seca. Com previsões de mais secas no futuro, devemos ser cautelosos quanto à capacidade das florestas secundárias de mitigar as mudanças climáticas. Nossos resultados destacam a necessidade de acordos internacionais que minimizem os impactos das mudanças climáticas. ”
Além de ajudar a combater as mudanças climáticas, as florestas secundárias também podem fornecer um habitat importante para as espécies ameaçadas. No entanto, os pesquisadores descobriram que os níveis de biodiversidade nas florestas secundárias eram apenas 56% daqueles observados nas florestas locais não perturbadas, sem aumento na diversidade de espécies durante os 20 anos de monitoramento.
Muitos países fizeram grandes promessas de reflorestamento nos últimos anos, e o Brasil se comprometeu a restaurar 12 milhões de ha de floresta sob o acordo climático de Paris. Tomados em conjunto, esses resultados sugerem que essas grandes promessas de restauração florestal precisam ser acompanhadas por ações mais firmes contra o desmatamento de florestas primárias e uma consideração cuidadosa sobre onde e como reflorestar.
A pesquisa foi realizada em Bragança, Brasil, a mais antiga região de fronteira de desmatamento da Amazônia que perdeu quase toda a sua cobertura florestal original.
A bióloga Joice Ferreira, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, disse: “Nosso estudo mostra que em áreas fortemente desmatadas, a recuperação florestal precisa de apoio e investimento adicionais para superar a falta de fontes de sementes e de animais dispersadores de sementes. Isso é diferente de outras áreas que estudamos, nas quais o desmatamento histórico é muito menor e as florestas secundárias se recuperam muito mais rapidamente sem nenhuma intervenção humana. ”
Jos Barlow , professor de ciências da conservação no Lancaster Environment Center , destaca a necessidade de mais estudos de longo prazo. Ele disse: “As florestas secundárias são cada vez mais difundidas na Amazônia, e seu potencial de mitigação das mudanças climáticas as torna de importância global. São necessários mais estudos de longo prazo como o nosso para entender melhor a resiliência florestal secundária e direcionar a restauração às áreas que mais farão para combater as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade. ”
Referência:
Elias, F., Ferreira, J., Lennox, G.D., Berenguer, E., Ferreira, S., Schwartz, G., de Oliveira Melo, L., do Nascimento Reis Júnior, D., do Nascimento, R.O., Ferreira, F.N., Espirito Santo, F., Smith, C.C. and Barlow, J. (2019), Assessing the growth and climate sensitivity of secondary forests in highly deforested Amazonian landscapes. Ecology. Accepted Author Manuscript. doi:10.1002/ecy.2954
https://doi.org/10.1002/ecy.2954

* Da Lancaster University, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/12/2019
Amazônia: As florestas secundárias estão cada vez mais fragmentadas e isoladas das florestas primárias restantes, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/12/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/12/20/amazonia-as-florestas-secundarias-estao-cada-vez-mais-fragmentadas-e-isoladas-das-florestas-primarias-restantes/.

Nenhum comentário: