Powered By Blogger

domingo, 17 de maio de 2015

OS PARQUES DE LONDRES

Além das atrações turísticas imperdíveis e dos museus conhecidos no mundo todo, uma das melhores características de Londres é a sua abundância de espaços verdes. São lugares perfeitos para fazer uma pausa no roteiro, passear, aproveitar um piquenique ou simplesmente descansar e deixar a natureza te revigorar.
Para a sorte dos viajantes, os parques londrinos mais famosos estão entre osatrativos gratuitos da cidade, o que contribui consideravelmente para o orçamento de viagem não subir às alturas. Muitas das áreas pertencem aos chamados Parques Reais (Royal Parks), que antigamente eram propriedades reservadas à realeza e hoje estão todas abertas ao público.
Conheça, a seguir, os parques urbanos mais turísticos de Londres:
Hyde Park - Mesmo não sendo o maior dos parques londrinos – título que pertence ao Richmond Park –, o Hyde Park é provavelmente o mais famoso espaço verde da cidade. Com uma localização privilegiada, na zona central de Londres, a área é um ótimo lugar para passear, andar de bicicleta, patinar e fazer um piquenique nos dias mais quentes. Outros programas imperdíveis incluem percorrer o lago Serpentine de pedalinho, alugar uma cadeira para tomar sol e conhecer a Fonte Memorial de Diana, Princesa de Gales, construída em 2004 para homenagear Lady Di. O parque também oferece diversas atividades de lazer, como canoagem, ciclismo, tênis e equitação.
Hampstead Heath - A área ao norte de Londres se estende por 320 hectares de florestas, lagos, áreas esportivas e gramados, e já forneceu inspiração para inúmeros filmes, livros e poemas. Vale a pena visitar a Kenwood House, uma mansão que serviu de cenário para o longa "Um Lugar Chamado Nothing Hill" (1999), e o Parliament Hill, que originalmente foi um ponto de defesa durante a Guerra Civil Inglesa e hoje oferece uma belíssima vista panorâmica da cidade. O parque também conta com um pequeno jardim zoológico, borboletário, playground, três lagoas balneares (abertas ao público somente no verão) e pista de atletismo.
Kensington Gardens - Situado entre o Hyde Park e o Palácio de Kensington – a residência atual do Príncipe William e Kate Middleton –, a área verde é um dos oito parques reais (Royal Parks) da capital britânica. O lugar é conhecido pelas avenidas pontilhadas de árvores e pela beleza de seus canteiros com flores ornamentais. Entre os destaques, não deixe de percorrer os Jardins Italianos, conhecer a estátua de Peter Pan e o playground erguido em homenagem à princesa Diana. Veja também o monumento Albert Memorial, construído em memória ao príncipe Albert, marido da rainha Vitória, e as Galerias Serpentine, um complexo cultural com obras de arte contemporâneas.
St. James's Park - Este parque é muito procurado pelos turistas, já que no seu entorno estão três palácios reais (Palácio de Buckingham, Palácio St. James e Palácio de Westminster) e diversas outras atrações turísticas da cidade. Após assistir à concorrida Troca da Guarda do Palácio de Buckingham, procure o parque para passear, relaxar à beira do lago e observar os pelicanos e aves que 'dançam' sobre o espelho d'água. No local há diversas trilhas para caminhadas, além de monumentos históricos e um café. Durante o verão, o St. James's costuma receber concertos gratuitos na hora do almoço. Se puder, esteja no parque às 14h30, hora em que os pelicanos são alimentados todos os dias, sempre seguindo a pontualidade britânica.
Green Park - Em 1668, este parque foi criado por Charles II para ser um terreno de caça e, desde 1826, está aberto à visitação pública. Apesar de pequeno em relação aos outros parques reais, a área triangular entre Piccadilly e Constitution Hill é um bom lugar para dar uma pausa no roteiro de viagem, tomar sol e comer algo na companhia de moradores e outros turistas. O Green Park abriga quatro memoriais, incluindo um monumento dedicado às milhares de pessoas da África, Caribe e do subcontinente indiano que morreram durante as Guerras Mundiais.
The Regent's Park - Desenhado pelo arquiteto John Nash, o parque é um dos mais populares espaços ao ar livre de Londres, cobrindo uma área de 166 hectares. Entre tantos recantos floridos, não deixe de conhecer o belíssimo Queen Mary Gardens, jardim com mais de 12 mil rosas de 400 variedades. As atrações imperdíveis incluem ainda o Jardim Zoológico de Londres (ZSL London Zoo) e o Teatro ao Ar Livre. No verão, diversos eventos gastronômicos e culturais deixam o parque ainda mais animado.

Nenhum comentário: