Powered By Blogger

sábado, 23 de novembro de 2013

RS : Pescadores retiram cerca de 20 toneladas de lixo das águas de rios

Trabalhadores usaram varas de pesca para limpeza do Jacuí, do Gravataí e do Guaíba


Pescadores retiram cerca de 20 toneladas de lixo das águas de rios<br /><b>Crédito: </b> André Ávila
Pescadores retiram cerca de 20 toneladas de lixo das águas de rios
Crédito: André Ávila

Os pescadores da Ilha da Pintada trocaram as linhas e as redes de pescar peixes por varas para recolher televisores, para-choques de carro, pneus, tanques de plástico, garrafas PET, pedaços de isopor e outros tipos de objetos. Ao todo, 150 barcos retiraram nesta quinta cerca de 20 toneladas de lixo das águas dos rios Jacuí, Gravataí e do Guaíba. O mutirão Pescando Lixo, organizado pela Colônia de Pescadores Z-5, contou com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), da Concepa, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e do Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comércio de Areia do RS (Sindareia-RS).

O presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Vilmar Ieggli Coelho, lembrou que esta é a nona edição da Pescando Lixo. “É uma maneira de o pescador aproveitar o tempo parado para retirar o lixo do rio, pois com menos lixo vai ter mais peixe”, comentou. A operação ocorre no período do defeso, quando os pescadores não podem pescar por ser época de desova dos peixes.

Coelho destacou que a coleta é feita sem o equipamento correto, pois tem faltado apoio das entidades. “Eu nem tinha saco de lixo para o material recolhido. Os pescadores não têm luvas para se proteger. Mas é importante que a gente cuide do rio, pois pescador sem meio ambiente não é nada”, afirmou.

O diretor-presidente do DMLU, André Carús, informou que o material recolhido será destinado para reciclagem e o que não puder ser reaproveitado irá para o aterro sanitário de Minas do Leão.

Fonte: Nildo Júnior / Correio do Povo

Nenhum comentário: