Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RS : Inicia retirada de água de navio no Cais do Porto de P. Alegre

Líquído está depositado nos porões e na casa de máquinas de embarcação paraguaia


Previsão é que os trabalhos de retirada de água tenham duração de cinco dias<br /><b>Crédito: </b> Pedro Revillion
Previsão é que os trabalhos de retirada de água tenham duração de cinco dias.
Começou nesta quarta-feira, 27 de junho, a retirada da água do navio paraguaio General Bernardino Caballero, atracado no porto da Capital desde 1997. O líquido está depositado em um dos porões e na casa de máquinas da embarcação. A operação é realizada com a ajuda de um caminhão e a previsão é que os trabalhos tenham duração de cinco dias.

O diretor administrativo e financeiro da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Antônio Paulo Carpes Antunes, explicou que a maior preocupação dos técnicos envolvidos na operação é com as questões ambientais. “Serão retirados cerca de 520 metros cúbicos de água. Para garantir a segurança do trabalho, já foram instaladas barreiras de contenção no entorno da embarcação”, comentou.

O cargueiro Bernardino Caballero, construído em 1984, é uma das duas embarcações - a outra é o Mariscal José Félix Estigarribia - apreendidas pela Marinha, há 15 anos, em razão da falta de segurança para navegação, o que impediu seu retorno ao local de origem.

O navio que pertencia ao governo paraguaio, foi entregue ao patrimônio da SPH em junho de 2011, após negociação que contou com o apoio de vários setores dos governos Estadual e Federal. Para evitar prejuízos ao meio ambiente, o secretário de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque, encaminhou, ainda no ano passado, projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo o recebimento dos navios, por parte do Estado, em troca das dívidas contraídas.

Após negociação entre os governos gaúcho e paraguaio, as embarcações foram entregues à SPH em troca de uma dívida de quase R$ 5 milhões. Os navios foram leiloados no dia 30 de março deste ano e adquiridos pela empresa Rio Sul Comércio de Aço e Metais.

********************

FONTE : CORREIO DO POVO, 27/junho/2012, http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=437839

Nenhum comentário: