Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Combate ao comércio ilegal de madeira: três pessoas presas, R$ 1milhão em multas aplicadas e 10 caminhões apreendidos

Uma grande investigação iniciada em 2007 pelo Ibama culminou com a prisão de três pessoas, em operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã de quarta-feira, 18/agosto/2010, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pará. Ao longo do processo restaram apreendidos pelo Ibama: 2 mil metros cúbicos de madeira e 10 caminhões, além de R$ 1 milhão em autos de infração lavrados. A operação visa combater a comercialização ilegal de madeira amazônica.

A investigação teve início devido a apreensões de castanheira (Bertholletia excelsa), realizada pelo Ibama no Rio Grande do Sul, em 2006. A Polícia Federal foi acionada e as duas instituições atuaram em parceria com o apoio da Policia Rodoviária Federal e do Ministério Público Federal. A ação integrada culminou na descoberta de uma grande rede especializada no comércio ilegal de madeira. Os infratores transportavam arroz para o Pará e voltavam com a carga ilegal de madeira, que era comercializada em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

As irregularidades envolvem extração e venda de madeira imune ao corte (castanheira), empresas fantasmas e delitos fiscais. A operação foi conduzida a partir do Rio Grande do Sul com a participação da fiscalização do Ibama nos estados de Minas Gerais, São Paulo (Escritório Barretos), Bahia, Tocantins e Piauí.

Segundo o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, João Pessoa Riograndense “O trabalho da inteligência integrado com a Polícia Federal propicia resultados mais relevantes do que a ação isolada de multar os infratores. Nesse caso, acrescenta, a resposta do governo aos crimes ambientais se tornou mais eficaz, pois resultou na prisão dos envolvidos”.

************************
FONTE : (Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: