Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A GRIPE SUÍNA É UMA PANDEMIA

PANDEMIA é uma epidemia de grandes proporções, que se espalha a vários países e a mais de um continente. Assim entendido, podemos dizer que a gripe suína é um pandemia pois, pois desde que foi descoberta (abril de 2009) já fez 18.000 mortes em todo o mundo. E mais : os consultores técnicos da OMS - Organização Mundial da Saúde alertam que é uma pandemia em nível 6. O que vem a ser isso ?

Toda pandemia tem 6 fases :

FASE 1 : há circulação do vírus apenas em animais.

FASE 2 : o vírus infecta também seres humanos.

FASE 3 : pequenos grupos de pessoas infectadas por animais, mas sem transmissão expressiva entre humanos.

FASE 4 : o vírus sustenta surtos em comunidades.

FASE 5 : transmissão sustentada do vírus em dois ou mais países de uma das seis regiões.

FASE 6 : transmissão em mais de uma região.

A OMS alerta aos países do Hemisfério Sul pois com a proximidade do inverno a transmissão da gripe se torna mais intensa, principalmente entre os grupos mais vulneráveis : grávidas, crianças, portadores de doenças respiratórias, portadores de doenças crônicas e idosos obesos.Como sou idoso e obeso, tratei de me vacinar contra a gripe suína, além de ter me vacinado contra a gripe comum como faço todos os anos.

No entanto, apesar da vacinação ser gratuita e amplamente divulgada pela mídia, o Ministério da Saúde do Brasil não conseguiu alcançar a meta de vacinar 80 % das pessoas dos grupos mais vulneráveis.

O que é uma lástima, além de revelar o grau de ignorância da população.

***************************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: