Powered By Blogger

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Já somam 355 as espécies da fauna catarinense em avaliação para a Lista Vermelha

A elaboração da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção em Santa Catarina já alavanca números preliminares. Até agora, 355 espécies, dos 14 grupos de fauna, encontram-se em análise pelos pesquisadores que participam do trabalho.

“A destruição dos “habitats” é uma das justificativas mais citadas para a possível inclusão de uma espécie na Lista Vermelha. Entretanto vai além. “Destruir a biodiversidade implica também em eliminar espécies que sequer conhecemos”, afirma a coordenadora executiva do projeto, Fabíola Schneider.

A Mata Atlântica é um bom exemplo. Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de hectares neste bioma e nos últimos três anos perdeu uma média de 25.983 ha, Atualmente restam no Estado aproximadamente 17,5% de toda a área original, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e Fundação SOS Mata Atlântica.

A Lista Vermelha possibilitará ao Estado dispor de uma caracterização mais concreta da sua biodiversidade. Todo trabalho tem como base os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que desde 1963, é referência em assuntos voltados à conservação da biodiversidade.

A etapa final ocorrerá em fevereiro do ano que vem, quando será realizado o IV Fórum de Discussão sobre as Espécies Ameaçadas. Neste encontro, a lista consolidada durante todo processo, será analisada por consultores, pesquisadores e especialistas, que avaliarão as propostas finais de cada coordenador.

O projeto estará finalizado em julho de 2010 e a Lista Vermelha será entregue à FATMA para, posteriormente, ser submetida ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) para publicação.

Sobre a IGNIS

A IGNIS Planejamento e In-Formação Ambiental, ONG fundada em 1997 com sede em Itajaí, é a entidade responsável pela execução do Projeto Lista de Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção em Santa Catarina. O projeto iniciou em 2007, de forma voluntária, e atualmente agrega mais de cem profissionais de diversas universidades e institutos de pesquisa do país. Mais informações:

Fabíola Schneider
Coordenadora Executiva
Fone: (47) 3344-2864
**********************************
FONTE : Thatiana Sousa Sestrem
Assessoria de Comunicação
Av. Sete de Setembro nº 1047 . Sala 02
Fazenda . Itajaí . Santa Caterina
Fone: 47 3344.2864
contato@ignis.org.br
www.ignis.org.br

2 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Oi James, bom dia, tudo bom?

Somos uma ONG que está executando o trabalho de elaboração da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção em Santa Catarina. E como estamos divulgando o trabalho pelo Estado, envio informações

acerca do andamento das análises como sugestão de pauta para o seu blog.

Qualquer dúvida ou informação adicional que precisares, entre em contato conosco ou acesse o site www.ignis.org.br .

Obrigada e bom dia!

Fabíola Schneider

Coordenadora Executiva

Fone: (47) 3344-2864

e-mail: fabiola@ignis.org.br

antes que a natureza morra disse...

From: IGNIS PLANEJAMENTO E IN-FORMAÇÃO AMBIENTAL
Sent: Tuesday, November 17, 2009 1:28 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: JÁ SOMAM 355 AS ESPÉCIES DA FAUNA CATARINENSE EM AVALIAÇÃO PARA A LISTA VERMELHA


Oi James...
Poxa obrigadão mesmo...

Sempre que elaborarmos materiais acerca do andamento do projeto, enviaremos como sugestão de pauta.

Com certeza está nos auxiliando...

Abração e boa tarde.