Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Projetos brasileiros ganham prêmio ambiental da ONU


Três projetos de sustentabilidade do Brasil venceram o Prêmio Semente 2009, anunciado na segunda-feira na sede das Nações Unidas, em Nova York. O Prêmio é concedido a parcerias entre ONGs, comunidades locais e governos a ideias originais de desenvolvimento sustentável. A iniciativa é coordenada pela agência de Meio Ambiente das Nações Unidas, Pnuma, e o Programa de Desenvolvimento, Pnud. A edição deste ano saiu para 19 países e mais de 80 organizações.

Peixes

O escolhidos do Brasil foram: "Programa um Milhão de Cisternas", que prevê a construção de tanques domésticos para a coleta da água da chuva nas regiões semi-áridas; "O Uso Sustentável de Sementes Amazônicas", que visa a geração de renda através da produção de óleos feitos com sementes; e o "Projeto Piabas do Rio Negro", que tenta promover a pesca comercial e ecologicamente sustentável de peixes ornamentais.

É a terceira vez que iniciativas brasileiras são contempladas pelo prêmio. Em 2007, o Semente saiu para o "Projeto Bagagem". Já no ano passado, o vencedor foi o "Pintadas Solar", um projeto aplicado no município de Pintadas, na Bahia, que se beneficia de tecnologias da irrigação para se adaptar às mudanças climáticas.

Projeto

Uma das representantes da ONG que coordena a iniciativa, Thais Corral, contou à Rádio ONU, em Nova York, como o prêmio ajudou a promover o projeto.

"Nós estamos, através do prêmio, recebendo suporte técnico de todas essas articulações para a escala do projeto, pois ele é uma semente, mas que demonstra qualidades e possibilidades de ganhar escala", explicou.

Thais Corral que está em Nova York para participar da 17ª Comissão de Desenvolvimento Sustentável disse que a proposta pode ser levada a zonas áridas do nordeste brasileiro.

"Um projeto que tem essas características, que traz tecnologia, parcerias, microcrédito e possibilidade de comercialização é muito importante para a região. Nós esperamos que ele possa se expandir por outros municípios da Bahia primeiro, e depois nos outros estados do nordeste", diz ela.

Outros países que receberam o Prêmio Semente foram África do Sul, Bangladesh, Colômbia, Moçambique, entre outros.

Para ouvir esta notícia clique em http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2009/0905144i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/163948.html
****************************************
FONTE : Michelle Alves de Lima, da Rádio ONU em Nova York (Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: