Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Emergência Climática – A ciência destaca fatos e números importantes sobre o crescente fosso entre metas e realidade


As principais organizações de ciência climática do mundo se uniram para produzir um novo relatório histórico para a Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas , sublinhando a evidente – e crescente – lacuna entre as metas acordadas para enfrentar o aquecimento global e a realidade.
WMO*
O relatório, United in Science , inclui detalhes sobre o estado do clima e apresenta tendências nas emissões e concentrações atmosféricas dos principais gases de efeito estufa. Ele destaca a urgência de transformações socioeconômicas fundamentais em setores-chave, como uso da terra e energia, a fim de evitar o aumento perigoso da temperatura global com impactos potencialmente irreversíveis. Ele também examina ferramentas para apoiar a mitigação e a adaptação.
UnitedinScience_infograph
“O relatório fornece uma avaliação unificada do estado de nosso sistema terrestre sob a crescente influência das mudanças climáticas antropogênicas, da resposta da humanidade até agora e das mudanças de longo alcance que a ciência projeta para o nosso clima global no futuro. Os dados científicos e as conclusões apresentadas no relatório representam as informações mais recentes e autorizadas sobre esses tópicos ”, afirmou o Grupo Consultivo de Ciência na Cúpula de Ação Climática do Secretário-Geral da ONU .
“Isso destaca a necessidade urgente de desenvolver ações concretas que detenham os piores efeitos das mudanças climáticas”.
O Science Advisory Group é co-presidido pela secretária-geral da OMM Petteri Taalas e Leena Srivastava, ex-vice-chanceler da TERI School of Advanced Studies. É composto por cientistas naturais e sociais altamente reconhecidos e respeitados, com experiência em diferentes aspectos das mudanças climáticas, inclusive em mitigação e adaptação.
O relatório, coordenado pela Organização Meteorológica Mundial, visa apresentar um “envelope transparente” de ciência de ponta autoritativa e acionável. 
O relatório de síntese consiste em breves resumos das agências contribuintes: o mundo
Organização Meteorológica (OMM), Global Atmosphere Watch, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Projeto Global de Carbono, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Future Earth, Earth League e o Global Framework for Climate Services. A síntese é complementada por relatórios individuais mais longos, apresentados como um pacote para um evento científico de alto nível em 22 de setembro e depois para líderes mundiais na Cúpula de Ação Climática em 23 de setembro.

Os destaques do relatório incluem:
O clima global em 2015-2019
Organização Meteorológica Mundial (OMM)

Período de cinco anos mais quente já registrado
A temperatura média global para 2015–2019 está a caminho de ser a mais quente de qualquer período equivalente já registrado. Atualmente, é estimado em 1,1 ° Celsius (± 0,1 ° C) acima dos tempos pré-industriais (1850–1900). Ondas de calor generalizadas e duradouras, incêndios recordes e outros eventos devastadores, como ciclones tropicais, inundações e secas, tiveram grandes impactos no desenvolvimento socioeconômico e no meio ambiente.

Diminuição contínua do gelo marinho e da massa de gelo
A extensão do gelo marinho do verão no Ártico diminuiu a uma taxa de aproximadamente 12% por década durante 1979-2018. Os quatro valores mais baixos para a extensão do gelo marinho no inverno ocorreram entre 2015 e 2019.
No geral, a quantidade de gelo perdida anualmente na camada de gelo da Antártica aumentou pelo menos seis vezes entre 1979 e 2017. A perda de massa das geleiras para 2015-2019 é a mais alta em qualquer período de cinco anos já registrado.

Aumento do nível do mar está se acelerando, a água do mar está se tornando mais ácida
A taxa observada de aumento médio global do nível do mar acelerou de 3,04 milímetros por ano (mm / ano) durante o período 1997-2006 para aproximadamente 4 mm / ano durante o período 2007-2016. Isso se deve ao aumento da taxa de aquecimento e derretimento do oceano nas camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica Ocidental. Houve um aumento geral de 26% na acidez do oceano desde o início da era industrial.

Registre as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera
Observação da atmosfera global da OMM
Os níveis dos principais gases de efeito estufa de longa duração, dióxido de carbono (CO 2 ), metano (CH 4) ) e óxido nitroso (N 2 O) atingiram novos picos.
A última vez que a atmosfera da Terra continha 400 partes por milhão de CO 2 foi de cerca de 3-5 milhões de anos atrás, quando as temperaturas médias globais da superfície estavam 2-3 ° C mais quentes do que hoje, as camadas de gelo da Groenlândia e da Antártida Ocidental derreteram, partes do gelo da Antártida Oriental havia recuado, tudo causando um aumento global de 10-20m no nível de visão em comparação com hoje.
Em 2018, a concentração global de CO 2 foi de 407,8 partes por milhão (ppm), 2,2 ppm maior que 2017. Dados preliminares de um subconjunto de locais de monitoramento de gases de efeito estufa para 2019 indicam que as concentrações de CO 2 estão no caminho certo para atingir ou mesmo exceder 410 partes por milhões (ppm) até o final de 2019.
Em 2017, as concentrações atmosféricas médias globais de CO 2 foram de 405,6 ± 0,1 ppm, CH ) a 1859 ± 2 partes por bilhão (ppb) e N 2 O a 329,9 ± 0,1 ppb. Esses valores constituem, respectivamente, 146%, 257% e 122% dos níveis pré-industriais (pré-1750).
A taxa de crescimento de CO 2 em média por três décadas consecutivas (1985-1995, 1995-2005 e 2005-2015) aumentou de 1,42 ppm / ano para 1,86 ppm / ano e para 2,06 ppm / ano

Orçamento global de carbono
Projeto Global de Carbono
As emissões de dióxido de carbono cresceram 2% e atingiram um recorde de 37 bilhões de toneladas de CO 2 em 2018. Ainda não há sinal de um pico nas emissões globais, mesmo que elas estejam crescendo mais lentamente que a economia global.
As tendências econômicas e energéticas atuais sugerem que as emissões serão pelo menos tão altas em 2019 quanto em 2018. Espera-se que o PIB global cresça 3,2% em 2019, e se a economia global descarbonizar na mesma taxa que nos últimos 10 anos, ainda levaria a um aumento nas emissões globais.
Apesar do extraordinário crescimento de combustíveis renováveis ​​na última década, o sistema global de energia ainda é dominado por fontes de combustíveis fósseis. O aumento anual do uso global de energia é maior que o aumento da energia renovável, o que significa que o uso de combustíveis fósseis continua a crescer. Esse crescimento precisa parar imediatamente.
As emissões líquidas zero necessárias para estabilizar o clima requerem uma aceleração no uso de fontes de energia que não sejam de carbono e um rápido declínio na participação global de combustíveis fósseis no mix de energia. Esse duplo requisito ilustra a escala do desafio.
Os sumidouros naturais de CO 2 , como vegetação e oceanos, que removem cerca de metade de todas as emissões das atividades humanas, se tornarão menos eficientes. Isso ressalta a necessidade de reduzir o desmatamento e expandir os sumidouros naturais de CO 2 , particularmente aqueles em florestas e solos que podem ser melhorados com um melhor gerenciamento e restauração do habitat.

O déficit de emissões – onde estamos e onde precisamos estar
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Os Relatórios de Gap de Emissões do PNUMA, com a décima edição publicada em novembro, avalia os estudos científicos mais recentes sobre as atuais e estimadas futuras emissões de gases de efeito estufa; eles os comparam com os níveis de emissão permitidos para o mundo progredir em um caminho de menor custo para alcançar os objetivos do Acordo de Paris. Essa diferença entre “onde provavelmente estamos e onde precisamos estar” é conhecida como lacuna de emissões.
Não se estima que as emissões globais atinjam o pico até 2030, muito menos até 2020, se as políticas climáticas atuais e os níveis de ambição das Contribuições Determinadas Nacionalmente (NDCs) forem mantidos. As conclusões preliminares do Relatório de Gaps de Emissões de 2019 indicam que as emissões de gases de efeito estufa continuaram a aumentar em 2018.
A diferença de emissões em 2030 entre os níveis de emissão sob a implementação total de Contribuições Determinadas Nacionalmente (NDCs) condicionais e os níveis consistentes com as rotas de menor custo para a meta de 2 ° C é de 13 GtCO 2 e. Se apenas os NDCs incondicionais forem implementados, a diferença aumentará para 15 GtCO 2 e. A diferença no caso do alvo de 1,5 ° C e do alvo de 2 ° C é de 29 GtCO 2 e e 32 GtCO 2 e, respectivamente.
Estima-se que os NDCs atuais reduzam as emissões globais em 2030 em até 6 GtCO 2 e em comparação com a continuação das políticas atuais. Esse nível de ambição precisa ser aproximadamente triplicado para se alinhar com o limite de 2 ° C e deve ser aumentado em torno de cinco vezes para se alinhar com o limite de 1,5 ° C.
A implementação de NDCs incondicionais e assumindo que a ação climática continue consistentemente ao longo do século XXI, levaria a um aumento global da temperatura média entre 2,9 ° C e 3,4 ° C até 2100 em relação aos níveis pré-industriais.
Se as ambições da NDC não forem aumentadas imediatamente e apoiadas pela ação, não será mais possível evitar o objetivo de 1,5 ° C. Se o déficit de emissões não for preenchido até 2030, é muito plausível que a meta de um aumento de temperatura bem abaixo de 2 ° C também esteja fora de alcance.
Uma parte substancial do potencial técnico pode ser alcançada através da ampliação e replicação de políticas já comprovadas – como a mudança para energia renovável e reflorestamento – que contribuem simultaneamente para os principais objetivos de desenvolvimento sustentável.

Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC )
Três relatórios especiais do IPCC lançados em 2018 e 2019 avaliam aspectos complementares e específicos da mudança climática, antes do sexto relatório de avaliação.
Relatório Especial sobre o Aquecimento Global de 1,5 ° C afirma que limitar o aquecimento a 1,5 ° C não é fisicamente impossível, mas exigiria transições sem precedentes em todos os aspectos da sociedade. Existem benefícios claros em manter o aquecimento a 1,5 ºC em comparação com 2 ºC ou superior. Todo pedaço de aquecimento é importante.
Limitar o aquecimento a 1,5 ° C pode ser acompanhado de outras metas mundiais, como o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.
Relatório Especial sobre Mudanças Climáticas e Terras enfatizou que a terra já está sob crescente pressão humana e as mudanças climáticas estão aumentando essas pressões. Ao mesmo tempo, manter o aquecimento global bem abaixo de 2ºC pode ser alcançado apenas pela redução das emissões de gases de efeito estufa de todos os setores, incluindo terra e alimentos.
“O relatório mostra que uma melhor gestão da terra pode contribuir para combater as mudanças climáticas, mas a terra não é a única solução. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa de todos os setores, incluindo a energia, é essencial para que o aquecimento global seja mantido o mais próximo possível de 1,5ºC acima da temperatura ambiente. níveis industriais. “
Em 25 de setembro de 2019, o IPCC deve divulgar o Relatório Especial sobre o Oceano e a Criosfera em um clima em mudança.

Informações sobre o clima
Terra Futura
Evidências consolidadas reforçam a influência humana como causa dominante de mudanças no sistema terrestre, em uma nova época geológica, o Antropoceno.
Os crescentes impactos climáticos aumentam os riscos de cruzar pontos críticos. Referem-se a limites que, se ultrapassados, levam a mudanças de longo alcance, em alguns casos abruptas e / ou irreversíveis.
Há um reconhecimento crescente de que os impactos climáticos estão atingindo com mais força e mais cedo do que as avaliações climáticas indicadas até uma década atrás.
À medida que a mudança climática se intensifica, as cidades são particularmente vulneráveis ​​a impactos como o estresse térmico e podem desempenhar um papel fundamental na redução de emissões local e globalmente.
Estratégias para mitigação e aprimoramento do gerenciamento adaptativo de riscos são necessárias no futuro. Nem é adequado isoladamente, dado o ritmo das mudanças climáticas e a magnitude de seus impactos.
Só uma acção imediata e all-inclusive abrangendo: profundo de-carbonização complementado por medidas ambiciosas políticas, protecção e valorização dos sumidouros de carbono e biodiversidade, e os esforços para remover CO 2 da atmosfera, nos permitirá atender o Acordo de Paris.

Quadro Global para Serviços Climáticos
Os serviços de informação sobre clima e alerta precoce devem apoiar a tomada de decisões sobre ações climáticas para adaptação.

  • Informe da World Meteorological Organization (WMO), com tradução e edição de Henrique Cortez, Ecodebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/09/2019
Emergência Climática – A ciência destaca fatos e números importantes sobre o crescente fosso entre metas e realidade, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/26/emergencia-climatica-a-ciencia-destaca-fatos-e-numeros-importantes-sobre-o-crescente-fosso-entre-metas-e-realidade/.

Nenhum comentário: