Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

As novas opções laborais do mundo tecnológico

Todos os millennials já ouviram, pelo menos uma vez, os mais velhos reclamar do mundo digital. Expressões como “largue esse computador, ou não irá a lado nenhum” ou “se continuam a pôr máquinas, não haverá empregos” fazem parte da memória de todos nós.
Contrariando essa ideia, no entanto, a verdade é que, à medida que o mundo se torna mais tecnológico e que as lógicas da economia se tornam mais desafiantes, é o próprio mundo digital que começa a criar oportunidades para que as pessoas possam obter rendimentos melhores e ter uma vida mais estável e promissora.
A evolução da tecnologia, nos dias de hoje, é muito rápida e, além dos grandes engenheiros informáticos e criadores digitais, um grande grupo de pessoas começa a encontrar, nos computadores e na Internet, alternativas para os trabalhos mais tradicionais e também formas de equilibrar o rendimento, conquistando um extra.
Seja em trabalhos de tempo inteiro, como um biscate além do trabalho regular ou mesmo enquanto empresárias, a verdade é que as pessoas começam a encontrar, aqui, a solução para conseguirem viver, mesmo quando as crises econômicas e a falta de emprego ameaçam corromper as finanças familiares.
A grande diversidade de opções oferecidas pelo mundo digital e pelas novas tecnologias faz com que pessoas com diversas formações e proveniências possam encontrar, aqui, uma solução viável para equilibrar os seus orçamentos e garantir uma vida mais estável. Basicamente, as novas lógicas internacionais, estimulam a imaginação, a criatividade e o empreendedorismo, dando, depois, os meios para tornar viável uma aplicação dos mesmos que gere lucro.
Hoje, olharemos para as novas opções laborais do mundo tecnológico e para a forma como estas estão a contribuir para equilibrar as tendências assustadoras da economia internacional.
mundo tecnológico
1. Criadores de conteúdo nos novos mídia

A mídia social ocupa, hoje, um lugar de destaque entre os trabalhos mais desejados pelos millennials. A sua utilização é diversa e existem cada vez mais criadores de conteúdos que usam estas plataformas para obter os seus salários mensais ou para
ganhar dinheiro extra.
Exemplo de pessoas que conseguem rentabilizar as caraterísticas e as funcionalidades deste tipo de plataforma são os influencers. Nos dias de hoje, os criadores de conteúdos para o Facebook (ou facebookers), para o Instagram (instagramers), para o Youtube (youtubers) ou para os blogues (bloggers) conseguem atingir públicos vastíssimos e obter rendimentos através de patrocinadores e patronos que apreciam os conteúdos publicados.
O uso da Internet para esta finalidade já não é apenas excepcional. Hoje, este é um dos trabalhos mais desejados pelos jovens que, como sabemos, vivem uma grande das suas vidas online.
2. Vendedores online
As lojas online são, talvez, a forma favorita para se fazer todo o tipo de compra nos nossos tempos e, talvez por isso, o número de lojas online aumenta de dia para dia e existem cada vez mais estruturas que promovem a difusão do e-commerce.
Hoje, abrir este tipo de loja é mais fácil do que nunca e fazer a sua gestão torna-se também mais simples, através de métodos como o Dropshipping e pela utilização de ferramentas que ajudam na criação de marcas mais sólidas e viáveis. Estas ferramentas fazem, pois, com que qualquer pessoa que conheça um consumidor em potencial possa vir a tornar-se um comerciante online, gerando rentabilidade a partir de casa.
Se, por um lado, é verdade que a concorrência neste meio é cerrada, por outro existe sempre a possibilidade de criação de marcas fortes, com potencial de se destacarem das demais.
3. Freelancers
A Internet veio, também, facilitar a vida dos trabalhadores por conta própria, ao permitir que estes passassem a ter uma forma mais simples de apresentarem os seus serviços ao grande público e de chegarem até aos potenciais clientes.
Assim, existe um vasto leque de freelancers, em inúmeros setores, que aproveitam as lógicas digitais para promover serviços como a criação de conteúdos musicais, criação de conteúdos textuais ou mesmo espetáculos e outros eventos artísticos.
Revisores de texto, copywriters, contabilistas, artistas, jornalistas, fotógrafos e personal trainers são alguns exemplos de profissionais que utilizam as redes sociais e os sites a seu favor, para fazerem a promoção dos seus serviços. Ao fazerem isto, torna-se mais simples conquistar clientes e, como tal, melhorar os rendimentos.
4. Formadores e explicadores online
A venda de conhecimentos, através de cursos ou de explicações nas plataformas digitais está também na moda e com uma tendência para o crescimento.
Hoje em dia, a venda destes produtos imateriais pode ser feita com relativa facilidade graças às novas tecnologias e não faltam pessoas interessadas em fornecer a sua experiência e as suas competências para aumentar os rendimentos mensais, ensinando virtualmente as mais diversas temáticas.
Atualmente, na Internet, é possível encontrar cursos de artesanato, de escrita criativa e até de tarot: cursos que parecem, também, ter cada vez mais procura.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 08/08/2019
As novas opções laborais do mundo tecnológico, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 8/08/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/08/08/as-novas-opcoes-laborais-do-mundo-tecnologico/.

Nenhum comentário: