Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Plantar mais vegetação, usar materiais refletivos em superfícies duras e instalar telhados verdes em prédios pode ajudar a resfriar ilhas de calor potencialmente mortais – um fenômeno que existe em quase todas as grandes cidades.

Essas soluções, no entanto, representam um desafio crescente para desenvolvedores e planejadores, à medida que os bairros se tornam cada vez mais densos e casas unifamiliares dão lugar a prédios de apartamentos.
Por John Kirkland, PSU*
Liderado pelo professor de Estudos Urbanos e Planejamento Vivek Shandas e publicado na edição de 21 de maio da revista “ Atmosphere ” , o estudo usou modelagem por computador para mostrar as diferenças de temperatura que podem ser feitas em vários tipos de propriedades – de bairros cheios de árvores a áreas industriais fortemente pavimentadas – por meio do plantio de árvores e vegetação, instalação de telhados verdes e uso de materiais em telhados e pavimentos que reflitam o calor.
A modelagem mostrou que as maiores diferenças vieram do uso de materiais refletivos e plantio de árvores. Shandas disse que os telhados verdes forneceram resfriamento local dos próprios telhados, especialmente quando regados, mas que precisavam ser estudados mais antes que pudessem ser considerados como uma solução mais ampla para o calor urbano. Ele observou, no entanto, que os telhados verdes fornecem outros benefícios ambientais, como reter a água da chuva, controlar a poluição e fornecer um habitat para a vida selvagem.
O estudo foi feito a pedido da cidade de Portland, e pode ser usado por autoridades municipais como um guia no planejamento e desenvolvimento de Portland. O trabalho também inclui mapas interativos mostrando cada parcela de terra na cidade, seus níveis de índice de poluição, porcentagem de cobertura de vegetação e muito mais.
“Uma das maiores conclusões deste trabalho é que nos lugares onde vivemos, trabalhamos e brincamos, os materiais de construção, cores, quantidade de estradas e vegetação – decisões largamente deixadas para os planejadores da cidade – têm efeito sobre as temperaturas variáveis ??que experiência em Portland “, disse Shandas. “Temos controle sobre o design de nossas paisagens urbanas. Se os verões estão ficando mais quentes, não deveríamos considerar como os projetos construídos diferentes afetam as temperaturas locais? ”
O fenômeno das temperaturas mais altas em áreas com muitos edifícios e pavimento é conhecido como o efeito de ilha de calor urbano. Estudos anteriores realizados por Shandas e outros mostram que as ilhas de calor urbano estão associadas a maior poluição e condições de saúde negativas, especialmente para os idosos, crianças pequenas e pessoas com rendimentos mais baixos.
Ao testar soluções que reduzem o calor urbano, o estudo também mostrou os efeitos de se fazer o oposto. Por exemplo, mostrou que a pavimentação de lugares que antes tinham muitas copas de árvores poderia elevar a temperatura em até 25 graus Fahrenheit em um dia de verão. Bairros próximos experimentariam um efeito de transbordamento.
“Soluções baseadas na natureza, como as descritas no estudo – quando aplicadas de forma eficaz e usadas em combinação – podem reduzir a temperatura até mesmo dos lugares mais quentes”, disse Shandas.

Imagem: Um mapa de Portland mostrando diferenças de temperatura em dois cenários: um ambiente em grande parte pavimentado, que produz temperaturas mais quentes, e um em que soluções de refrigeração, como plantar mais vegetação e usar materiais refletivos em telhados e pavimentos
Imagem: Um mapa de Portland mostrando diferenças de temperatura em dois cenários: um ambiente em grande parte pavimentado, que produz temperaturas mais quentes, e um em que soluções de refrigeração, como plantar mais vegetação e usar materiais refletivos em telhados e pavimentos.

Referência:
Nature-Based Designs to Mitigate Urban Heat: The Efficacy of Green Infrastructure Treatments in Portland, Oregon
Yasuyo Makido, Dana Hellman and Vivek Shandas
Atmosphere 2019, 10(5), 282; https://doi.org/10.3390/atmos10050282

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 10/07/2019

Estudo demonstra como plantas, árvores e materiais refletivos podem reduzir o calor extremo

, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/07/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/07/11/estudo-demonstra-como-plantas-arvores-e-materiais-refletivos-podem-reduzir-o-calor-extremo/.


Nenhum comentário: