Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Conheça o projeto Águas da Mantiqueira que alerta sobre os riscos de uma nova crise hídrica e como combatê-la

Por Louise Demetrio – 
Crédito foto de destaque Rafael Munhoz – 
A iniciativa realizada pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio) resultou em 15 meses de trabalho para avaliar as características da fauna, flora, bacias hidrográficas e as construções locais, com intuito de que o município se desenvolva cada vez mais sem necessariamente impactar as áreas naturais da região.
A Serra da Mantiqueira, localizada entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é a responsável por fornecer os recursos hídricos para mais de 14 milhões de pessoas diariamente. Mas, tal feito tornou-se um desafio para a região que enfrenta problemas como o desmatamento de suas áreas naturais e, por consequência, o desabastecimento de hídrico.
Crédito Louise Demetrio
Embora o local já fosse reconhecido pela Revista Science como o 8° ecossistema mais rico do planeta em biodiversidade, foi preciso que os moradores também percebessem essas riquezas nativas para que medidas sustentáveis surgissem e fossem implementadas na região.
Fernando Veríssimo, presidente da Associação de Amigos Pró Pinhal, conta que a ideia do projeto Águas da Mantiqueira que visa dar atenção às necessidades locais surgiu após a crise hídrica que afetou todo o estado de São Paulo. “Nós, moradores e amigos, criamos a Pró Pinhal para que também pudéssemos fazer parte do município auxiliando nas necessidades locais, mas tivemos de repensar o que fazer com o nosso ecossistema quando estourou a crise hídrica em 2014 e ficamos sem água.” Ele afirma que a partir dali seria necessário mostrar as reais causas da crise hídrica e encontrou apoio para demonstrar isso ao lado de José Roberto Manna, coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira e consultor da FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio).
Para Manna, é necessário muito planejamento para ocupar este bioma que detém a maior província de água mineral do mundo. “A vegetação natural local é de extrema importância para a formação dos lençóis freáticos. Sem a preservação dela, a água das chuvas não permeia o solo e, consequentemente não dará origem às nascentes e rios. O desabastecimento de água acontece justamente pelo desmatamento dessas áreas naturais e somente respeitando as necessidades de recursos e espaços para todos os habitantes da Serra da da Mantiqueira – que vão de microorganismo às comunidades humanas – conseguiremos reverter a situação.”
Equipe do projeto, crédito Louise Demetrio
Entendendo a importância do tema, a Fundação Toyota do Brasil uniu-se ao projeto Águas da Mantiqueira para salientar a proximidade de outra possível crise hídrica caso não haja cuidados com o solo, como reverter essa situação e os impactos que o fim dessas nascentes e rios podem causar. Segundo dados que os pesquisadores do programa ofereceram, no dia 24 de agosto, o Sistema Cantareira que é destinado a captação e tratamento de água para abastecer a Grande São Paulo, atingiu o nível de 37,7% de sua capacidade. Número inferior ao mesmo período que antecedeu o início da crise hídrica em 2013 e o motivo, muito além da falta de chuvas, está vinculado aos problemas hídricos da Serra da Mantiqueira, que é a matriz produtora de água para os reservatórios.
A engenheira florestal e responsável pela conscientização de Recursos Hídricos do projeto, Carolina Bozetti, afirma que grande parte da diminuição das fontes de água na região se dá por um manejo mal feito dos solos: “O produtor rural e as pastagens não são vilões nessa história. Muito pelo contrário, os produtores rurais ainda são muito penalizados por terem mata nativa em suas terras. Por isso temos que trazê-los para perto desse projeto que se preocupa com a água da cidade e oferecermos tecnologias para que essas pessoas possam conservar o solo.” Para ela, se o manejo das terras for adequado em meio às centenas de pequenas propriedades de Santo Antônio do Pinhal e os cuidados com os plantios forem efetivos, haverá então o processo da chuva infiltrando e recarregando os lençóis freáticos, permitindo que haja água para todos.  
Partindo dessa premissa, o projeto Águas da Mantiqueira visa a educação como peça chave para a manutenção dos recursos hídricos locais e acredita que é possível criar medidas sustentáveis mesmo em ambientes antropizados, incentivando assim iniciativas de pecuária sustentável, agroflorestas, horta pedagógicas e projetos de lei e restauração ecológica. (#Envolverde)

Nenhum comentário: