Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de junho de 2014




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Energia
Ano 14
18/06/2014

 

Energia

 
  O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse ontem que a autarquia ainda não tomou decisão sobre o pedido da Norte Energia, concessionária responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, de readequação do cronograma de obras ao atraso previsto pelo empreendedor. A usina, construída no rio Xingu (PA), está com as obras atrasadas. Com isso, a Norte Energia solicitou à Aneel que o cronograma de obras previsto no contrato seja revisto e, diante das alegações de que não seria responsável pelo atraso, espera que não seja penalizada com a manutenção da data de início do suprimento Valor Econômico, 18/6, Empresas, p.B2; FSP, 18/6, Mercado, p.B8.
  Os subsídios aos combustíveis fósseis têm que financiar alternativas renováveis limpas, diz Marco Lambertini, que em abril assumiu a diretoria-geral da WWF. Para ele, as reservas existentes de petróleo deveriam ficar onde estão e é inteligente buscar opções mais verdes a médio e longo prazo. Isso também vale para o pré-sal. "Temos que parar de espremer petróleo de qualquer fonte possível, como se a Terra fosse um limão de suco negro", diz em entrevista -Valor Econômico, 18/6, Especial, p.A14.
  "Que parcela das reservas mundiais de combustíveis fósseis acabará sendo queimada? Esta pergunta não se dirige apenas às pessoas preocupadas com a política climática. Também é uma pergunta para os investidores, mesmo que eles acreditem (de forma absurda, na minha opinião) que a ciência da mudança climática é um embuste. Eles têm de se perguntar o que significaria, para seus investimentos em exploração e produção de combustíveis fósseis, se os formuladores de políticas públicas agissem com base em sua convicção manifesta na ciência da mudança climática. Qual seria o destino dos investimentos em companhias que estão investindo em exploração e produção adicional para amanhã?", artigo de Martin Wolf Valor Econômico, 18/6, Opinião, p.A13.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: