temperaturas As temperaturas mais quentes da Terra
Austrália enfrenta onda de calor extremo e incêndios florestais. Foto: Reprodução/Internet
Climas extremos se tornam cada vez mais comuns
O planeta está ficando mais quente. Globalmente, os dez anos mais quentes foram registrados nos últimos 15 anos e os recordes de temperaturas altas também estão sendo quebrados em diversos países. Enquanto isso, climas extremos se tornam cada vez mais comuns.
No último dia 8 de janeiro, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) anunciou que 2012 foi o ano mais quente da história norte-americana. A média da temperatura nacional (de 12,9°C) subiu 0.6°C, ultrapassando o recorde registrado em 1998. O ano passado também foi considerado pela NOAA o segundo com mais extremos climáticos (ficando atrás apenas de 1998) devido à alta incidência de tempestades, precipitações e furacões.
A Austrália também vem experimentando alguns extremos indesejáveis. Atualmente o país se encontra em meio a uma forte onda de calor. Incêndios florestais expulsam pessoas de suas casas, enquanto as temperaturas de verão atingem novos recordes. E parece que as coisas vão ficar ainda mais quentes. Esta semana o Serviço de Meteorologia da Austrália adicionou novas cores ao seu mapa para indicar que as temperaturas podem chegar a 52°C na próxima semana, superando o recorde de 50°C, de 1960.
grafico1 As temperaturas mais quentes da Terra
* Publicado originalmente na revista The Economist e retirado do site Opinião e Notícia.
(Opinião e Notícia)