Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de outubro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Alimentação, Amazônia, Código Florestal, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Quilombolas, Política Socioambiental
Ano 15
09/10/2015

 

Povos Indígenas

 
  Mais de 120 lideranças participaram de seminário sobre mineração com foco nos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs) em São Gabriel da Cachoeira (AM). O documento final enfatiza que os povos e comunidades indígenas têm de ser consultados antes da aprovação de qualquer proposta legislativa e que sejam garantidos sua autonomia e protagonismo sobre atividades de extração mineral em suas terras Direto do ISA, 8/10.
  Presidente da Funai anuncia retomada de seis grupos de trabalho de identificação de Terras Indígenas no estado. Em audiência na Câmara e numa passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, indígenas e representantes de comunidades tradicionais alertaram para a ação de milícias armadas e cobraram investigação de crimes Direto do ISA, 8/10.
  
 

Amazônia

 
  O município de São Félix do Xingu, no Pará, se manteve na liderança do ranking brasileiro de rebanho bovino em 2014. O efetivo chegou a 2,213 milhões de cabeças, 1% do total nacional, segundo dados da pesquisa Produção da Pecuária Municipal referentes ao ano passado. Isso significa que havia 19 cabeças de gado para cada um dos 116 mil habitantes da cidade. O segundo maior rebanho bovino fica em Corumbá, enquanto o terceiro está em Ribas do Rio Preto, ambas no Mato Grosso do Sul. Segundo o IBGE, entre os 20 municípios com os maiores efetivos bovinos, 11 estão no Centro-Oeste, seis no Norte e dois ficam na região Sul. O Centro-Oeste é a principal região produtora, responsável por 33,5% do gado nacional OESP, 9/10, Economia, p.B5.
  "Foi no Brasil que o desapego da Volkswagen à sustentabilidade escreveu seu primeiro e mais dramático capítulo. A fraude em testes de poluição atmosférica pode ter afetado 11 milhões de carros em todo o mundo, levou a empresa a perder 40% de seu valor de mercado, impôs uma multa de US$ 18 bilhões e acumula prejuízos intangíveis à imagem da maior fabricante de carros do mundo. O capítulo brasileiro resultou em multa irrisória do Ibama, mas deixou como passivo um dos mais radicalizados conflitos agrários do país. Quarenta anos atrás a multinacional implantou no Sul do Pará, a Companhia Vale do Cristalino, uma fazenda de 140 mil hectares, área do tamanho da cidade de São Paulo", artigo de Maria Cristina Fernandes Valor Econômico, 9/10, Eu & Fim de Semana, p.10-11.
  
 

Geral

 
  A onda de calor inédita, dois fenômenos naturais e a ação humana vão afetar até 38% dos corais do mundo, ao longo deste ano, e matar mais de 12 mil km² de recifes, segundo um novo levantamento da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa). De acordo com a agência americana, este será o terceiro ano com mortalidade em massa de recifes de corais em todas as regiões do planeta - os episódios anteriores ocorreram em 1998 e 2010 O Globo, 9/10, Sociedade, p.23.
  A falta de acordo entre os governos federal e paulista sobre as novas regras de operação do Sistema Cantareira levaram os órgãos gestores a adiar, pela segunda vez, a data de renovação da outorga do principal manancial paulista. Prevista para o fim deste mês, a concessão de exploração dos reservatórios para abastecer até 14 milhões de pessoas na Grande São Paulo e nas regiões de Campinas e Piracicaba ficou para o dia 15 de dezembro OESP, 9/10, Metrópole, p.A14.
  "No livro Capitalismo e Colapso Ambiental, o professor Luiz Marques, do Departamento de História da Unicamp, diz que neste momento 'ninguém sabe de onde virá uma ação política coletiva capaz de reverter (e não apenas amenizar) a tendência ao colapso ambiental'. Se invertermos a ordem do pensamento, talvez cheguemos aonde pensa o autor que é indispensável chegar: 'A economia deverá ser absorvida pela ecologia'. E a primeira condição para enfrentar as crises ambientais presentes e futuras 'é colocá-las sem mais delongas e subterfúgios como o problema central e impreterível da humanidade'. Com a nova crise na geopolítica global e os desastres se avolumando, estaremos nos aproximando de uma mudança radical?", artigo de Washington Novaes OESP, 9/10, Espaço Aberto, p.A2.
  "Sem o conhecimento que emana de instituições como a Fundação Zoobotânica, o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul pode se tornar uma caminhada aleatória e sem rumo. A grandeza de cada local pode ser medida por suas instituições, universidades e museus. Para o Rio Grande do Sul, a Fundação Zoobotânica é um marco significativo e próspero. Ao garantir um futuro para ela, o Estado pode apontar o caminho para uma redução de Orçamento sábia, neste momento de consideráveis desafios econômicos para o Brasil", artigo de Thomas Lovejoy FSP, 9/10, Tendências/Debates, p.A3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: