Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Inscreva-se para a 5ª Mostra Ecofalante

Filmes brasileiros, latinos e caribenhos finalizados a partir de 2014 serão aceitos até 15 de outubro
Foram prorrogadas até 15 de outubro de 2015 as inscrições de filmes na Competição Latino-Americana da 5ª MostraEcofalante de Cinema Ambiental, que vai acontecer em março de 2016, na cidade de São Paulo. Serão aceitas obras latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2014, sem restrições quanto a gênero ou duração, de temáticas ambientais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, cidades, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas socioambientais, mobilidade, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.
O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site da Mostra. As produções selecionadas concorrem a prêmios nas categorias de Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (filmes a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15.000,00; Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (filmes de até 59 minutos), com prêmio de R$ 3.000,00 e Melhor Filme Pelo Público.A Seleção Oficial da Competição Latino-Americana será divulgada em dezembro de 2015.
Para Chico Guariba, diretor da Mostra, a Competição Latina vem adquirindo uma importância cada vez maior no programa dofestival. “Na 4ª Mostra tivemos uma ótima seleção, e uma boa recepção do público. Este ano já ultrapassamos o número de inscrições das edições anteriores, com representantes de quase todos os países latinos e mais de 130 filmes”, conta Guariba.
Foram premiados este ano, durante a 4ª Mostra Ecofalante, os longas Brasil S/A, pelo prêmio do júri, e A Lei da Água – O Novo Código Florestal, pelo prêmio do público. Ambos agora percorrem o interior, litoral e capital do estado, num total de 15 cidades, como parte da Itinerância 2015 da Mostra Ecofalante. Realizada em parceria com o Sesc-SP, a Itinerância exibirá gratuitamente25 filmes da plataforma em unidades do Sesc, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços, além de promover debates com especialistas nos temas abordados pelos filmes e formação de professores sobre as formas de trabalhar questões ambientais, como a dos resíduos sólidos, usando a linguagem audiovisual.
Iniciada em 08 de setembro, a Itinerância vai até 18 de novembro, nas cidades de Americana, Bauru, Catanduva, Cubatão, Itu, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.
“Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra em parceria com o Sesc SP leva essa oportunidade de reunião e debate – fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania – para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento”, define Guariba, que tem visto o interesse crescente da população pelos filmes. Só na Itinerância 2014, o público foi de 19.200 pessoas em dois meses de programação.
Dentre os destaques da programação da Itinerância estão o aclamado O Sal da Terra, filme de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, que acompanhou os maiores eventos de nossa história recente e nos últimos embarcouna descoberta de territórios primitivos, da fauna e flora selvagens, de paisagens grandiosas.A Lei da Água, que esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal, mostrando como a lei impacta diretamente a floresta e, consequentemente, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.
Favelas: As Cidades do Amanhã (Canadá, 2013) observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo a seus habitantes, numa viagem através dos continentes, pela Índia, Marrocos, EUA, França e Quebec.A Tragédia do Lixo Eletrônico mostra a rota ilegal que movimenta 75% das 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico geradas por ano no mundo.
As mudanças climáticas são tema dos filmes ThuleTuvalu, que acompanha a vida em dois opostos geográficos afetados pelo aquecimento global: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo, e Tuvalu, remota ilha-nação no Pacífico que é um dos primeiros países em vias de desaparecer como resultado da elevação do nível do mar; e o mais novo filme de Jorge Bodanzky,Pandemonium, que aborda também os novos desafios na área energética.
Mostra Ecofalante
Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo, e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Exibiu para mais de 86 mil pessoas desde a primeira edição. Além das exibições gratuitas, promove debates com especialistas sobre os temas dos filmes, ampliando ainda mais a experiência do público com os temas abordados – na 4ª Mostra, o público dos debates foi de 6 mil.
A Itinerância da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, com patrocínio da Goodyear e apoio da White Martins, da Reciclo Pepsico, através do ProAC – Programa de Ação Cultural 2015. O projeto conta com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Acompanhe a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Youtube
(#Envolverde)

Nenhum comentário: