Powered By Blogger

terça-feira, 1 de setembro de 2015

COP21: ONU diz estar sem dinheiro para organizar Conferência do Clima de Paris


COP 21

Na penúltima sessão de negociações para um futuro acordo global sobre o clima, aberta ontem (31), em Bonn, na Alemanha, a secretária executiva da convenção quadro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, Christiana Figueres, declarou que não há dinheiro em caixa para a próxima reunião de outubro, nem para a 21ª Conferência do Clima (COP 21).
A COP 21, que reunirá 195 países de 30 de novembro a 11 de dezembro, tem o objetivo de concluir um acordo histórico contra o aquecimento global.
No encontro de Bonn, os países tentam afinar posições para combater os efeitos das mudanças climáticas e chegar à capital francesa com um documento bastante adiantado sobre o assunto. Com a falta de recursos em caixa, a questão financeira também entrou nos debates.
“Lamento informá-los que temos um déficit de US$ 1,3 milhão apenas para cobrir as sessões previstas no calendário”, disse Figueres, que pediu a todos “os países que possam contribuir, que o façam”.
A meta da ONU na COP 21 é estabelecer que o aumento da temperatura no planeta não supere 2°C em comparação com a era pré-industrial.
Os representantes dos signatários da convenção da ONU sobre o clima permanecerão reunidos em Bonn até 4 de setembro para estudar um novo texto elaborado pelos copresidentes dos debates. Este documento, base das negociações para um anteprojeto de acordo, deve ser mais claro que o anterior, apesar de manter as opções abertas para que tudo possa ser debatido.
Segundo a ONU, os compromissos nacionais de redução de gases do efeito estufa anunciados até agora – por quase 60 países responsáveis por aproximadamente 70% das emissões – não permitirão cumprir com o objetivo de limitar a mudança climática a uma alta de 2°C.
Da Agência Brasil, com informações da Rádio França Internacional, in EcoDebate, 01/09/2015

Nenhum comentário: