Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Chico Mendes, Energia, Manguezal, Povos Indígenas
Ano 13
04/12/2013

 

Povos Indígenas

 
  Movimento indígena retira-se de reunião com assessores do Ministério da Justiça e exige encontro com o titular da pasta - Direto do ISA, 4/12.
  Expectativa é de que mais de mil pessoas participem de manifestação contra proposta que cria uma série de entraves para novas demarcações de Terras Indígenas - Direto do ISA, 3/12.
  Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, expõe 50 imagens do fotógrafo e antropólogo Milton Guran. Em 1978, o então repórter fotográfico do "Jornal de Brasília" Milton Guran encontrou o cineasta Vladimir Carvalho numa pauta. Carvalho elogiou o trabalho de Guran e emendou: "Amanhã vou para o Xingu. Vamos?". O convite (aceito) fez de Guran um dos principais fotógrafos de índios do país: desde 1978, acumulou 15 mil fotos e tornou-se respeitado antropólogo. Ele viajou pelo país com equipes da Funai, foi fotógrafo do Museu do Índio e tem registros raros de rituais (de casamento ou iniciação xamânica) em distintas etnias. Muitas vezes, esteve nos primeiros contatos de índios com "homens brancos - O Globo, 4/12, Segundo Caderno, p.2.
  "A corrida eleitoral para 2014 já começou e o agronegócio está sendo cortejado pelos prováveis candidatos. Em visita a Mato Grosso do Sul, os produtores locais se negaram a comparecer a encontro com o ex-presidente Lula. Antes de buscar apoio do agronegócio para a reeleição da presidente Dilma, o ex-presidente deveria colaborar para resolver o imbróglio indígena que atinge o Estado e ameaça desestabilizar o País. Em seu programa eleitoral, o senador Aécio Neves deu grande destaque ao agronegócio. Já o governador Eduardo Campos vem cumprindo uma intensa agenda com lideranças do setor. O agro finalmente ganha reconhecimento político. Para ter o apoio do agro, os candidatos terão de se comprometer com o setor", artigo de Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira - OESP, 4/12, Economia, p.B2.
   
 

Geral

 
  Quase 25 anos após o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, o mandante do crime, Darly Alves da Silva, diz em entrevista que "crime nenhum compensa". "Não foi só o Brasil que se levantou contra mim, foi o mundo inteiro", diz o fazendeiro, solto após cumprir pena. Chico Mendes foi morto aos 44 anos com um tiro no peito na noite de 22 de dezembro de 1988 em sua casa em Xapuri (AC), quando abria a porta para se banhar no chuveiro que ficava no quintal. A Justiça condenou Darly e o filho Darci - acusado de ser o autor do disparo - a 19 anos de prisão. Três anos depois, eles fugiram da cadeia. Em 1996, voltaram a ser detidos. Cumpriram seis anos da pena em regime fechado, depois passaram para o semiaberto e o regime domiciliar - OESP, 4/12, Política, p.A10.
  A Justiça Federal do Rio condenou a União, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e a Eletrobras a incluírem no orçamento do ano que vem os recursos necessários para a construção e a instalação de depósitos adequados para receber o lixo radioativo produzido pelas usinas nucleares Angra I, II e III. A decisão foi tomada depois de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) de Angra dos Reis (RJ). De acordo com a sentença, a Cnen também deverá encaminhar ao MPF, a cada dois meses, relatórios sobre o andamento da etapa de seleção do local para o armazenamento do lixo nuclear, bem como realizar reuniões para debater a escolha do ambiente - O Globo, 4/12, Rio, p.15.
  A presidente da Associação de Moradores do Maruim, no Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), Lenice Mota da Silva, foi presa na manhã desta terça-feira, por fazer loteamento clandestino em uma área de manguezal da região, durante fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Com o fechamento do lixão de Jardim Gramacho, em junho de 2012, a região passou a ser alvo de uma desenfreada especulação imobiliária e os terrenos ganharam valor - O Globo, 4/12, Rio, p.15.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: