Powered By Blogger

domingo, 15 de julho de 2012

High Line Park – NY

O que fazer com uma linha férrea desativada no meio da cidade? Nova York achou uma ótima solução para isso transformando em um belo, agradável e grande parque, o High Line Park.
The High Line Park - New York
The High Line Park - New York
The High Line Park
The High Line Park abandonado em 1999
A High Line foi uma antiga linha férrea construída em 1934, já das décadas de 60 uma parte foi demolida por razão do baixo volume. E totalmente desativada em 1980. Desde então o destino foi o abandono e muitas tentativas de demolição.
Foi em 1999 que através de dois jovens nova-iorquinos sem experiência em urbanismo e arquitetura, mas que tiveram a iniciativa de criar o movimento “Amigos da High Line” que foi o primeiro passo para a transformação.
Hoje com 1,6km de extensão o Park conta com uma ótima estrutura, como espelhos d’água, cadeiras fixas e moveis para descanso, gramados para piquenique, espaço para realização de eventos culturais como por exemplo um festival de cinema. Existe também um grande cuidado na manutenção, com o fechamento todas as segundas e terças-feiras com o objetivo de cuidar do jardim e permitir que a grama se recupere.
O retorno para cidade foi enorme, com uma grande diminuição na violência da região, a valorização do imóveis ao redor e um novo ambiente para turismo e para os próprios moradores da cidade.
No Brasil existem projetos semelhantes para o Elevado Costa e Silva – São Paulo, no qual querem demoli-lo, mas várias propostas já foram apresentadas para revitalizar e transformá-lo em um parque elevado.
Vista aérea do projeto vencedor do Prêmio Prestes Maia Urbanismo de 2006, que transforma o Elevado Costa e Silva em um parque.
Veja algumas belas imagens do The High Line Park.

Fonte: The High line www.thehighline.org/

Nenhum comentário: