segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FLORIANÓPOLIS : Minhocário vira atração de domingo

Projeto no Floripa Tem, na Capital, ensina como cultivar minhocas e produzir húmus em casaA Embaixada Praia Mole do Floripa Tem, acostumada com o desfile de lindas mulheres bronzeadas, teve como destaque, ontem, um grupo de minhocas. Mais de 750 exemplares da espécie californiana vermelha serviram de modelo para a organização Nosso Lixo explicar como é possível, por meio de minhocários, preservar o meio ambiente, economizar dinheiro público e ainda produzir húmus, um adubo natural de jardim.

O minhocário consiste em três caixas brancas com furos para a entrada de oxigênio, de plástico e fechadas. A matéria-prima para produzir húmus é o excremento da minhoca. As caixas devem ser armazenadas em local seco, na sombra e no alto, para evitar a entrada de formigas ou a curiosidade de animais de estimação.

– Esse sistema ajuda a reduzir em cerca de 50% os resíduos sólidos que vão para a coleta convencional e, assim, economiza dinheiro e aumenta a vida útil dos aterros sanitários. Também elimina o mau cheiro – dizem Alceu Medeiros e Gilberto Napoleão, responsáveis pelo projeto.

Como ter um minhocário

- No site: www.nossolixo.org
- No link “adquira seu minhocário”, preencha o formulário e aguarde contato dos organizadores para a entrega do material.
Podemos despejar
- Restos de frutas, legumes, borra e filtro de café, pão e jornais.
Como fazer o minhocário
- Coloque uma caixa em cima da outra. A do meio chega na casa do usuário com húmus e cerca de 750 minhocas.
- Para que não fique cheiro ruim, coloque uma camada de alimento sobre outra de jornal.
- À medida que o material da caixa do meio vai se decompondo, um líquido escuro cai na terceira caixa. O líquido serve como fungicida.
- Quando a caixa do meio estiver cheia, é hora de colocar mais restos na caixa de cima.
- Dependendo da quantidade de restos, o húmus fica pronto em cerca de duas semanas.
*************************
FONTE : Diário Catarinense, 14/02/2011.

Nenhum comentário: