Powered By Blogger

terça-feira, 4 de novembro de 2008

SUSTENTABILIDADE...O QUE É ?


Afinal, os usuários do termo sustentabilidade sabem o seu significado?
Anos atrás a palavra da moda era Biodiversidade. A palavra foi utilizada tento que até perdeu sua força. Agora é a vez da SUSTENTABILIDADE. Com toda a certeza, se algum dos nossos politicos forem perguntados sobre o significado da palavra, eles encherão os pulmões e proferirão alguma frase longa que em nada chegará ao significado da mesma.

Os políticos dos governos, desde a menor até a maior escala, sempre estarão querendo apresentar resultados de seus mandatos. Aquui em Florianopolis estamos as vesperas das eleições municipais. O nosso prefeito em sua campanha eleitoral para atingir ao cargo prometeu asfaltar as avenidas da cidade. Estamos a uns poucos meses do pleito. Justo agora o nosso prefeito começou a asfaltar avenidas da cidade. Sim ele já tinha começado antes, mas retornou agora com todo o impeto. Igualmente cobriu o ribeirao que corre fetido ao longo da Avenida Hercilio Luz. Uma passarela esta sendo construida sobre o ribeirão. A pergunta que se faz é o por que nosso prefeito não utilizou esse capital para estações de tratamento da água. Por que nao tratar a agua desse ribeirão? Seria algo para contribuir para que nossos filhos e netos pudessem contemplar, assim como para a sustentabilidade de nossas baias cada vezmais poluidas com os dejetos urnanos.

Nosso ilustre governador continua entusiasmado com seu Projeto Anitapolis. Entusiasmando os prefeitos da região com os royaltes que a mineração trará aos cofres municipais e estadual. Entusiasmado com os 1000 e alguma cooisa de empregos gerados pelo projeto. Entusiasmado com o que sua administração lucrará politicamente frente aos invetidores da agroindustria. Com certeza isso não tem nada de sustentável,uma vez que beneficia uma politica de agricultura insustentável que está pilhando o planeta. Uma política que visa lucros a curto prazo, especulação nas bolsas dos cereais. Uma política que beneficia poucos em detrimento de muitos. Uma política que gera exodo rural, miséria, criminalidade, desmatamentos, perda de biodiversidade. Enfim, uma politica da insustentabilidade.

O Projeto Anitapolis da forma como é concebido, beneficia poucos em detrimento de muitos. gera poucos empregos e acaba com muitos outros, contribuirá para mais exodo rural, desvalorização imobiliaria e, ainda irá impor um grande risco de tragédia ao Vale do Rio Braço do Norte. Isso tudo sem falar que contribuirá ao desmatamento na Amazonia e a destruição do que resta de cerrado e da Mata Atlantica nos planalto sulino.

Um projeto com duração pre-estabelecida de 33 anos, de acordo com a durabilidade da exploração da jazida de fosfato do Rio Pinheiro não tem nada absolutamente de sustentável.
(Texto de : Jorge Albuquerque, Biólogo da Conservação, Associação "Montanha Viva")

Nenhum comentário: